
Os estudantes da Escola Municipal Matheus Maylasky realizaram o lançamento do livro de autoria própria “Nossas Histórias”, na 3ª edição da Feira do Livro e Autores Sorocabanos (Flaus), dia 21 de dezembro, na praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade.
Ao longo do ano, os estudantes realizaram, sob a coordenação da professora Vânia Érica Rodrigues do Nascimento, um projeto literário que desenvolveu a escrita, o exercício de correção e o conhecimento mais detalhado sobre autores clássicos, tais como Stanislaw Ponte Preta, Machado de Assis, Luis Fernando Veríssimo, Câmara Cascudo e alguns autores locais.
A ação culminou na criação do livro. A participação na Flaus trouxe aos jovens escritores todo o clima do lançamento de um livro, além de contato com experientes escritores locais.
Além de lançamento de livros, o evento contou com sarau literário, contação de histórias, roda de conversa, bate-papo com autores e homenagem ao historiador José Rubens Incao.
Escrita e ilustração
Um dos escritores do livro, o estudante de 14 anos, Vinícius de Morais, destacou que a atividade contou com um grande esforço coletivo. “Poder escrever uma história e ver que depois ela se tornou um livro é algo gratificante. Desenvolvemos um grande trabalho em equipe e certamente criamos um estímulo muito maior para ler”, revelou.
A estudante e ilustradora da obra, Ana Laura de Oliveira Modanhesi, contou sobre sua participação com os desenhos no livro. “Eu gostei bastante de ter sido ilustradora, mas desenhar para um livro não é tão simples assim. É necessário ler várias vezes o exemplar e criar ilustrações contextualizadas com a história”, explicou. (Fonte: Prefeitura de Sorocaba)

Estudantes da Escola Municipal Achilles de Almeida receberam no dia 24 de outubro, na empresa Sinctronics, a premiação da gincana interescolar de resíduos eletroeletrônicos. Das mais de 7,2 toneladas de aparelhos coletados na atividade, a escola arrecadou 3,2 toneladas dos materiais.
Além do troféu e notebook remodelado – feito a partir do reaproveitamento de matérias-primas coletadas – pela Sinctronics, idealizadora do projeto, os alunos puderam conhecer o processo de logística reversa da empresa e aprender de perto como um eletroeletrônico passa pelo processo de reutilização.
Tanto o certificado como o troféu foram produzidos em uma impressora 3D com o material reaproveitado. “As crianças tiveram uma conscientização completa da importância da reutilização dos materiais e dos efeitos benéficos que a sustentabilidade traz ao planeta”, disse a gestora de desenvolvimento educacional Leila Chinelatto.
Além da escola vencedora, as demais unidades participantes completaram a gincana com os seguintes números de arrecadações: EM “Matheus Maylasky”, com 1.988 kg; EM “Flávio de Souza Nogueira”, 1.175 kg; EM “Leonor Pinto Thomaz”, 597 kg e a EM “Getúlio Vargas”, 254 kg. (Informações da Prefeitura de Sorocaba)