OAB Sorocaba promove seminário sobre direitos humanos e os 30 anos da Constituição Federal 


A Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos alcançam importantes marcas este ano. Diante disso, a OAB Sorocaba, através da sua Comissão de Direitos Humanos, promove, no dia 24 de agosto, das 8 às 13h, o seminário "Direitos Humanos e os 30 anos da Constituição Federal", no auditório da Fadi Sorocaba, localizada na rua Dra. Ursulina Lopes Torres, número 123, no bairro Vergueiro. O evento será aberto ao público, com entrada gratuita, sendo pedida, somente, a doação de um litro de leite para a Casa do Menor de Sorocaba.  

O Seminário tem como objetivo debater a questão da concretização dos direitos fundamentais do cidadão, dos quais estão dispostos na Constituição Federal, nos dias de hoje, promovendo a informação para fins de conscientização e respeito aos direitos humanos. 

“A temática do seminário é extremamente ampla, porém objetivamos debater aspectos atuais e relevantes em dois painéis chamados ‘Direitos Humanos em Crise’ e ‘Direitos Sociais e o Papel do Estado’. Certamente, os participantes encontrarão uma ótima oportunidade para compreender a atual concepção dos direitos humanos e sua abrangência, bem como desfrutar do conhecimento e entendimento de dois nobres juristas da atualidade que expõe, de forma clara e objetiva, sobre o assunto proposto”, afirma a advogada Mariela Bolina, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Sorocaba. 

No primeiro painel, o tema “Direitos Humanos em Crise” será conduzido pelo expositor, doutor e mestre em Direito do Estado, advogado e professor, Pedro Serrano. O debate ficará por conta das advogadas Flávia Mendes, secretária geral da OAB Sorocaba e presidente da mesa; e as debatedoras Tatiane Oliveira, presidente da Comissão da Mulher Advogada; Luciana Kubo, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gêneros; e Gisele Moraes, presidente da Comissão dos Direitos do Idoso. 

Já o segundo, terá como assunto principal os “Direitos Sociais e o Papel do Estado”. Nele, a doutora e mestre em Direito Administrativo, pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos, procuradora da Fazenda Nacional e professora, Carolina Zancaner Zockun, será a palestrante. A mesa será presidida pela própria Mariela Bolina, que terá as seguintes advogadas debatedoras Roberta Guimarães, presidente da Comissão da Advocacia Pública; Thais Rabello, presidente da Comissão de Cultura e Eventos; Maria Claudia Tognocchi Finessi, secretária adjunta da OAB Sorocaba; e Monica Molica, presidente da Comissão da Adoção.     

Segundo Mariela, a intenção é oferecer o máximo de informação e troca de ideais sobre os assuntos, por isso, os expositores foram escolhidos a dedos. “Buscamos renomados juristas que são referência nacional quando o assunto é direitos humanos. Dr. Pedro Serrano e Dra. Carolina Zancaner são professores de Direito da graduação, mestrado e doutorado em Direito pela PUC de São Paulo”. Ela ainda completa: “Contamos com a presença de pessoas que se interessem pelo assunto proposto”. Para mais informações sobre o seminário, basta ligar para (15) 3228-1134.